Foto: Ronald Mendes (Arquivo Diário)
Com a entrada no mês de maio, os consumidores sentirão um aumento nas contas de luz. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mudou a bandeira tarifária de verde para amarela. Além disso, os clientes da RGE Sul também vão pagar 21% a mais neste mês por conta do reajuste feito pela Aneel, que entro um vigor no dia 19 de abril.
O que fazer se você perdeu o prazo de declaração do IR
Na bandeira amarela, o valor cobrado com será de R$ 1 a cada 100 kilowatt hora (kWh) consumidos. Segundo a Aneel, a mudança ocorre em razão do final do período chuvoso. Com o início do período seco, cai o volume de chuva sobre os reservatórios das principais usinas hidrelétricas geradoras do país. Com isso, há a necessidade de se fazer uso da energia produzida pelas usinas termelétricas, que têm maior custo de produção.
A partir de julho, valor do Bolsa Família aumenta
Composto pelas cores verde, amarela e vermelha (patamar 1 e 2), o sistema de bandeiras foi criado, de acordo com a Aneel, para sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica.
*Com informações da Agência Brasil
DICAS PARA ECONOMIZAR
Diante do aumento que não acompanha a realidade do salário mínimo nem os reajustes de categorias sindicais, a dica é economizar. Confira 26 dicas preparadas por especialistas: